Quando o Google entrou no mercado de software empresarial acabou encontrando um grande concorrente: o Microsoft Office e a lealdade de seus usuários. Mas a crise econômica mundial parece estar abrindo as portas para o Google, pois suas soluções são 6 vezes mais baratas que a do concorrente.
O serviço de aplicativos do Google custa 50 dólares por ano por usuário, frente os 350 dólares que pagam as empresas para adiquirir o pacote Office e o programa de e-mail Microsoft Outlook. Existem empresas no Brasil que já começaram a adotar a idéia. Já no México, recentemente 14 empresas adotaram a solução que compõe um programa de e-mail, mensagem instantânea, editor de textos, planilha de cálculos e um programa para criação de apresentações. O grande diferencial é a possibilidade de mais de um usuário trabalhar com os arquivos ao mesmo tempo.
O Google Apps não oferece somente soluções de Software, pois com isso as empresas estariam economizando em Hardware, espaço em disco para alocação de arquivos. Infelizmente ainda muitas empresas ainda não estão preparadas para utilizar o sistema de “Cloud Computing” pois estariam elas assim entregando o controle de seus dados a desconhecidos.
O maior medo gira sim em torno da segurança da informação, mas o Google afirma não ter acesso as informações das empresas. Mas com certeza essa mentalidade das empresas irá mudar, basta agora o Google aproveitar esse momento de crise para crescimento de seus aplicativos virtuais.
Fonte: Piceladas da Web