O Google lançou nesta quarta-feira (16/9) a terceira versão do Chrome esperando que seu navegador de código aberto atinja o dobro de participação no mercado de navegadores nos próximos 12 meses.
Disponível apenas para Windows, o Chrome 3.0 é 25% mais rápido ao executar a linguagem JavaScript que o Chrome 2.0, lançado em maio, e 150% mais rápido que o Chrome original, lançado há mais de um ano.
Outros avanços, como suporte a HTML 5, novo sistema de abertura de abas e melhorias na segurança também foram adicionadas ao navegador, com a correção de duas vulnerabilidades classificadas como média e alta no software.
O diretor de engenharia do Google, Linus Upson, disse à agência Reuters que, se até o aniversário de dois anos do Chrome, o browser não atingir pelo menos 5% de participação do setor, ele ficará “excepcionalmente desapontado”.
“E se, no aniversário de três anos, não tivermos nos 10%, ficarei desapontado também”, disse Upson.
Atualmente o navegador do Google tem 2,84% do mercado, ocupando a quarta posição, aponta dados referentes a agosto da consultoria NetApplications.
Na liderança, o Internet Explorer, da Microsoft, possui 66,97% do mercado, ainda que tenha registrado em agosto sua maior queda de participação desde novembro de 2008.
Além das novidades técnicas, o Google vem se movimentando para aumentar a participação do Chrome com parcerias, como foi o caso com a Sony, que integrará o navegador em notebooks da linha Vaio, movimentação considerada um novo marco na guerra dos browsers.
Fonte: IDGNow! (Gregg Keizer)