Google AppsCasos de sucesso no mundo corporativo têm rendido novos contratos para o Google

A Jaguar Land Rover foi uma oportunidade perfeita para o Google. A Ford vendeu essa montadora para a Tata Motors por US$ 2,3 bilhões em 2008. Logo de início, a Jaguar Land Rover começou a planejar como extrairia seus sistemas de TI do data center da Ford baseado no Reino Unido – incluindo e-mail que rodava em servidores Exchange da Microsoft – para aderir ao Google.

“Foi uma oportunidade para fugir da cópia do modelo da Ford para produzir algo diferente e inovador com a validade de um case financeiro”, afirma Jeremy Vincent, CIO da Jaguar Land Rover, que anunciou a implementação do Google Apps em outubro último.

Este é apenas um dos exemplos de clientes que o Google conseguiu ganhar das duas plataformas de e-mail mais populares: Exchange e IBM Lotus Notes. O Google tenta ganhar espaço nesta área e na quinta-feira (12/11) apresentou um vídeo na internet com James Ferreira, CIO do New México State Attorney General Office, que, recentemente, mudou 320 contas de email do Exchange para o Google Apps, que inclui o Gmail.

Com 15 mil usuários, o acordo da Jaguar é muito maior. Outras recentes vitórias no segmento incluem a britânica Rentokil Initial, que em 12 de outubro anunciou planos de substituir 40 diferentes tipos de sistemas de e-mails em seis divisões por 35 mil contas no Google Apps; a divisão de celulares da Motorola também adotou a plataforma para 20 mil usuários e a Konica Minolta para sete mil.

Em comunicado, o CIO da Rentokil Initial, Bryan Kinsella, afirmou que o Google Apps permitirá que a companhia “acabe com diversas questões técnicas e de comunicação” e “frustrações por não acessar apenas uma companhia de e-mail desaparecerá.”

Também em outubro, o Google venceu um contrato para 30 mil contas para o governo da cidade de Los Angeles e a Microsoft estava no páreo. O governo está provendo ainda novas áreas para o Google, entre elas três mil contas em Orlando e 165 em Canton, na Geórgia.

Mas essa escolha das organizações pelo Google Apps, especialmente o Gmail, diz muito mais sobre o mercado de e-mail que Google ou Microsoft. No mundo das mensagens instantâneas, redes sociais e outras formas de comunicação, e-mail se tornou uma commodity.

“Teremos um big bang neste mês e os 15 mil usuários estarão online de uma vez. O e-mail é como uma commodity, em poucos dias todos estarão usando”, afirma Vincent, da Jaguar Land Rover.

Além disso, Vincent adicionou que o Google Apps irá prover “muitas funcionalidades em torno da colaboração” e mudar a experiência que os usuários têm com as máquinas. Muitos empregados já utilizam o Gmail em casa, assinalou o executivo, e os usuários podem criar diferentes endereços que se convertem em uma conta única.

O modelo de assinatura também é um apelo, como afirma Vincent. Com mudanças nos níveis de empregados, ele pode fazer ajustes no contrato com o Google instantaneamente. Além disso, o executivo avaliou que a economia com implementação e operação são bastante significantes quando se compara com Exchange.

Vicent disse que uma área onde o Google pode fazer aproveitamento é em ferramentas de migração de dados. A Jaguar Land Rover teve que desenvolver sua própria para migrar do Outlook para o Google Apps.

Fonte: IT Web