Foram implementadas no Google Groups algumas funcionalidades importantes para o ambiente empresarial, e o serviço passou a ser oferecido dentro do Google Apps.
Por Jacqueline Lafloufa
Na última atualização do Google Apps, feita nesta terça-feira, a Google adicionou aos pacotes Premier e Educacional uma versão modificada do Google Groups. Sendo um dos serviços mais utilizados, o Google Groups permite que usuários colaborem uns com os outros de forma mais efetiva, facilitando a comunicação.
O nova versão do Google Groups incluída no Google Apps além de permitir o tradicional envio de emails para listas de discussão também autoriza o compartilhamento de arquivos, calendários, apresentações, vídeos e planilhas, como uma forma de evitar o envio de emails individuais, que replicam estas informações diversas vezes.
De acordo com o site Venture Beat, outras funcionalidades que facilitam o uso da ferramenta dentro de ambientes corporativos também foram implementadas, como a pesquisa de itens arquivados e a possibilidade do gerenciamento do grupo ser feito pelos próprios usuários. Isso permite certa liberdade aos usuários, que podem criar e moderar grupos de discussão sem precisar fazer solicitações formais aos administradores de TI, mas também possibilita que os administradores tenham controle sobre os grupos criados – situação conhecida pelo termo “consumerização”.
“Esse é um bom exemplo do conceito de consumerização aplicado nas empresas, que dá poder aos usuários para fazerem coisas que normalmente precisariam ser delegadas à equipe de TI”, disse Rajen Sheth, gerente de produto sênior do Google Apps, em entrevista ao site ComputerWorld.
A inclusão do Google Groups ao pacote Premier da Google Apps, que tem um foco empresarial, faz parte de uma disputa pela liderança do mercado corporativo, de acordo com o site Read Write Web. Isso é evidenciado pela ampliação da gama de produtos oferecidos no pacote do Google Apps, que cresceu consideravelmente nos últimos dois anos, saltando dos três aplicativos básicos iniciais – email, calendário e documentos – para 24 diferentes serviços, sendo o Google Groups a mais nova inclusão.
A nova versão do Google Apps já está acessível, mas apenas para os assinantes dos pacotes Premier e Educacional, pois, segundo Rajen Sheth, as novas funcionalidades não foram desenvolvidas para pequenas empresas, que utilizam a versão gratuita.
Fonte: Geek