Solução de baixo custo, que engloba um amplo conjunto de funcionalidades permitindo uma comunicação e colaboração mais ágeis e eficientes às corporações de todos os portes, promete revolucionar o mercado brasileiro.
Alinhada às tendências mundiais de oferecer tecnologia como serviço, a Spread, empresa brasileira especializada na implementação de soluções de TI e Telecom, acaba de firmar uma parceria com a empresa Google, para distribuição, implementação e suporte ao sistema Google Apps, focado no mercado corporativo e educacional.
Desenvolvido para atender às necessidades de empresas de todos os portes, a solução Google Apps é uma plataforma de comunicação e colaboração avançada, que permite ao usuário acessar e editar documentos em qualquer equipamento conectado à Internet, por meio de senha pessoal.
“A solução implementa o conceito de Cloud Computing (computação na nuvem), que significa transferir para dentro da nuvem da Internet aquilo que atualmente é processado nos servidores das empresas. Além de representar a eliminação de diversos servidores corporativos, os produtos que compõem o Google Apps permitem total acessibilidade, colaboração online na elaboração de documentos, eliminação de redundâncias de arquivos e até de dados, além de interatividade em tempo real com a comunidade de usuários”, explica Carlos Wako, diretor-geral da Spread IT Outsourcing e BPO.
Segundo Wako, a parceria com a Google está totalmente alinhada à estratégia da Spread de oferecer tecnologia como serviço. “A Google estava procurando uma empresa brasileira que pudesse fazer todo o trabalho de pré e pós-venda do Google Apps. Fomos ágeis na capacitação do corpo técnico na própria sede da Google em Mountain View (EUA) para atender a essa finalidade. A Spread conta com uma ampla rede de canais de venda, equipe técnica qualificada para garantir uma implementação eficiente e integração efetiva com o legado dos clientes, além de um help desk ativo e um centro de treinamento voltado para os usuários e administradores de sistemas dos clientes”, explica.
O sistema está dividido em três escopos:
1. Comunicação e Conexão: Gmail (endereço de e-mail de até 25 GB de capacidade de armazenamento por conta, ferramentas de pesquisa de mensagem e bate-papo integrado); Google Talk (mensagens de texto e chamadas de voz gratuitas em todo mundo).
2. Colaboração e publicação: Página Inicial (permite acesso à caixa de entrada de e-mails, agenda, documentos e informações da empresa, além de pesquisar na web a partir de um só local. Tudo isso potencializado pela flexibilidade dos Gadgets – Programas compatíveis ao Google APPS, desenvolvidos sob demanda; Google Docs (Ferramenta de edição de documentos de texto, planilha e apresentação, que podem ser colaboradas em tempo real com total compatibilidade com os programas tradicionais do mercado); Google Sites (possibilita criação e publicação de páginas web); Google Agenda (permite o agendamento de reuniões e outros eventos da empresa usando agendas compartilháveis).
3. Gerenciamento de serviços: Painel de Controle (permite gerenciamento de contas de usuários online); APIs de Extensibilidade (opções disponíveis para integrar seus sistemas de TI ou soluções de terceiros existentes); Ajuda e Suporte (Assistência para problemas críticos, 24 horas por dia, sete dias por semana, incluindo suporte por telefone em vários idiomas).
Esta oferta amplia o portfólio de soluções da Spread, a fim de atender às necessidades das empresas que precisam cada vez mais de agilidade e otimização de processos. Além de ser uma solução completa de colaboração em comunicação, o Google Apps oferece algumas vantagens bastante importantes para as organizações, pois traz economia e facilidades: A solução é comercializada por usuário e não por licença; não há necessidade de software para a instalação, tudo é feito via web; além disso, todas as informações utilizadas pelas empresas ficam hospedadas nos servidores da Google, contando com suas renomadas soluções de segurança
De acordo com Jose Nilo Cruz Martins, Gerente Google Enterprise a solução Google Apps revolucionará o mercado corporativo brasileiro. “Sem dúvida, as empresas encontrarão nessa solução um dinamismo, que os negócios de uma forma geral requerem. Estávamos em busca de um parceiro que atuasse em várias áreas da TI, com larga experiência em implementação de infra-estrutura de rede e que tivesse um sistema de canais ativo. Por isso, escolhemos a Spread para ser nossa parceira na comercialização dessa nova ferramenta da Google”, afirma.
“Estamos muito otimistas com a oferta dessa solução, que deve revolucionar o mercado da informação colaborativa. Nossa expectativa é de comercializar cerca de 25 mil licenças ainda neste ano”, conclui Wako.
Fonte: Spread