Gmail Offline!Creio que não seja novidade que a Google lançou o suporte offline para o Gmail, não é mesmo? Mas você sabe o que isso significa exatamente? Sabe como habilitar seu Gmail Offline?

Como funciona

O processo é simples: o Gmail usa o Google Gears para armazenar as suas mensagens em seu HD e enquanto está online ele sincroniza as ações que são feitas com o que está no HD, caso venha a perder a conexão, ele automaticamente entra em modo offline e você já possui a base atualizada localmente.

O que quer dizer “entrar em modo offline”? Quer dizer que você poderá navegar em seu Gmail como se fosse um cliente de e-mail local, tipo o velho Outlook, Live Mail ou Thunderbird. Você pode ler e-mails, abrir anexos e até mesmo enviar e-mails offline. O Gmail armazena os e-mails “enviados” em uma caixa de saída e ao detectar conexão com a internet ele os envia e sincroniza tudo que foi feito durante a falta de conexão.

O melhor de tudo isso é que você não precisa instalar clientes chatos de e-mail e que geralmente trazem problemas (eu mesmo já perdi 2 vezes todos meus e-mails, uma vez no Outlook e outra no Thunderbird).

Habilitando o Gmail Offline

Passo 1: Habilitando o modo offline
Clique em Configurações e na aba Labs e logo no primeiro item (Offline) clique em Ativar e logo depois clique em Salvar alterações e aguarde o carregamento novamente.

Gmail - Labs

Você já deve estar enxergando no canto superior direito do Gmail algo como:

Gmail Topo Offline

Passo 2: Instalando o Google Gears
Clique em Offline 0.3 e a seguinte tela será exibida:
Passo 3: Instalar Gears.

Clique em Install e a seguinte tela será exibida:

Passo 3.1: Instalando Gears!

Clique em Install Gears. Se você esta utilizando alguma distro Linux ou MAC veja abaixo do botão que o Gears esta disponível para outros SO’s e navegadores. Agora é entrar de acordo com os termos e baixar a instalação.

Passo 3.2: Aceitando termos e baixando a instalação.

Passo 3.3: Baixando a instalação!

Após baixar e passar pelo processo de instalação a tela abaixo será exibida onde você deve selecionar a opção para reiniciar todos os navegadores (Restart Browsers Now).

Passo 3.4: Finalizando a instalação!

Passo 3: Permitindo o armazenamento local
Após a instalação do Gears, ao abrir o Gmail, a seguinte tela será exibida:

Passo 4: Permitindo o armazenamento de arquivos local!

Selecione o checkbox “Este site é confiável. Permita que ele use o Gears” e clique em permitir.

Passo 4: Criando atalhos
Para facilitar sua vida, crie atalhos onde desejar conforme tela abaixo:

Passo 5: Criando atalhos para o Gmail Offline!

Passo 5: Aguardar a finalização e início da sincronização

Agora é relaxar porque o processo pode demorar um pouco, isso claro, se sua base de e-mail for muito grande. Tudo que existe em seu Gmail será sincronizado localmente, inclusive, anexos que podem ser lidos posteriormente sem conexão com a internet. A partir de agora você verá ícones (fáceis de entender) no lugar do Offline 0.3.

Passo 6: Finalizando instalação!

Passo 6.1: Sincronizando arquivos!

Algumas limitações ainda existentes:

  • Você não pode administrar seus contatos offline
  • Você não poderá adicionar anexos na criação de um e-mail enquanto estiver offline

Bom, seria isso. Você pode mudar as configurações do Gears acessando em seu navegador o menu Ferramentas -> Configurações do Gears.

O Gears é uma API aberta que pode ser utilizada inclusive para criação de outras aplicações web offline. Para saber mais, acesse: gears.google.com.

Fonte: Profissionais TI